Novo Grande Panda dará origem a uma família de modelos que serão globais e pode ainda pautar destino de outros carros da marca como Strada, por exemplo
O nome Panda é um dos mais tradicionais da Fiat na Itália e teve a sua “quinta geração” apresentada oficialmente nesta sexta-feira (14). 34 centímetros maior que o Panda anterior, o modelo é chamado de Grande Panda , e será um modelo vendido em diversos mercados, não só na Europa, como acontecia com seu antecessor.
Segundo a Fiat , o Grande Panda aposta em uma linha de design em alta no momento. Trazer linhas clássicas, mas com detalhes revigorados e até mesmo futuristas é o que a Renault fez com o recém lançado Renault 5 , mas ao contrário do francês, o Grande Panda terá versões a combustão.
Visualmente, o Grande Panda aposta em linhas quadradas, mas conta com um visual futurista e ao mesmo tempo jovial, ideia reforçada pela cor verde bem chamativa, lembrando até a de lançamento do Uno em 2010 no Brasil.
Os faróis são de LED e com desenho em quadrados pequenos dando uma sensação futurista ao modelo. O padrão em cubos é mantido na faixa preta que conecta os faróis e na base do para-choque, realizando a transição da parte pintada para a entrada de ar, também com o mesmo padrão.
Nas laterais é possível ver que os para-lamas são “pequenos”, mas bem largos. Esse detalhe dá à peça uma sensação de robustez e deixa o carro mais musculoso e a impressão de ser mais alto. Essa sensação de altura é reforçada pelos apliques plásticos nos arcos de roda.
Curiosamente, as portas trazem recortes que ajudam a exaltar a sensação de altura do carro e o nome Panda estilizado. Na coluna C é possível ver um aplique plástico que lembra o visto no Citroën C3 – falaremos dele novamente mais tarde – e um caimento de teto repentino, uma herança do Panda da década de 80. Vale mencionar que o comprimento do Grande Panda é de 3,99 metros.
Vale mencionar as rodas, que são de 17 polegadas e trazem um formato de X cortado por uma faixa preta.
Na traseira, as lanternas em LED são posicionadas em uma posição bem elevada. A tampa do porta-malas traz a escrita Fiat estilizada e é “cortada” por uma faixa preta com o nome Panda escrito. O para-choque fica bem rente à tampa do porta-malas, mas abaixo da placa de identificação a peça fica proeminente, dando mais segurança para pequenos impactos.
Há ainda um detalhe na cor prata que dá um toque de refino à traseira do Grande Panda e abriga as luzes refletivas.
A ideia com o Grande Panda é resgatar o passado da marca e trazer o significado que o Panda teve na década de 80 para o futuro eletrificado da Fiat . O modelo só será vendido com motorizações híbridas e até mesmo uma opção 100% elétrica é aguardada para o futuro, mas a Fiat não entrou em detalhes.
Como já mencionamos acima, o Grande Panda será um veículo Global para a Fiat. No Brasil, conforme já noticiamos em iG Carros , a Fiat prepara a chegada da novidade como sucessora do Argo e até mesmo do Mobi .
A novidade é baseada na plataforma “Smart Car”, que é uma evolução da CMP de origem da Peugeot-Citroën e que permite carros 100% elétricos e híbridos. É possível ver que o Grande Panda compartilha portas e retrovisores com o Citroën C3 , indicando que serão produzidos com a mesma base.
No Brasil, isso significa que uma versão acessível do modelo seja oferecida na faixa dos R$ 75 mil, mesmo preço cobrado pelo Citroën C3 e um pouco mais caro que o Fiat Mobi, portanto, o modelo chegaria sim para substituir Argo e Mobi de uma só vez, visto ainda que esses dois carros não devem receber motorização híbrida.
Uma coisa é certa: O Grande Panda não será vendido no Brasil com esse nome. A Fiat ainda estuda como chamar o modelo. De acordo com o portal Autos Segredos , a marca cogita chamar a novidade de Argo e até mesmo ressuscitar o nome Uno .
Por aqui, esse produto deverá perder bastante elementos do Grande Panda. É provável que os faróis, lanternas traseiras e os recortes na porta com o nome do carro escrito não façam a viagem pelo oceano atlântico, e o carro seja mais discreto.
Independente, a novidade deve chegar no mercado brasileiro somente em 2026. A motorização híbrida da Stellantis, que deve equipar o modelo por aqui já está pronta e deve ser lançada ainda este ano.